segunda-feira, 10 de março de 2014

São João del-Rei recebe mais 11 médicos


São João del-Rei recebeu hoje mais 11 médicos! Através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) do Governo Federal, os médicos começam a trabalhar na cidade na próxima semana. Eles foram apresentados pelo Prefeito Professor Helvécio, no Salão Nobre da Prefeitura. Os profissionais vão trabalhar nas unidades que hoje se encontram sem médicos e ainda vão fortalecer o atendimento na zona rural. A nova equipe irtá atender nos PSFs do Bela Vista, Senhor dos Montes, Guarda-Mor, Bom Pastor, São Sebastião da Vitória e Tijuco e nas UBSs das Fábricas e Colônia do Marçal, esta com dois médicos para atender a demanda da área, além do fortalecimento da saúde na Zona Rural e Colônia do Giarola, onde um médico terá uma agenda móvel.Na semana passada a Prefeitura já recebeu um profissional do Mais Médicos, que está atuando em um dos PSFs do Tijuco. E estamos aguardando outros 09 profissionais, sendo 04 já em março e os outros 05 entre abril e maio.

O Prefeito Professor Helvécio começou apresentando cada um dos médicos e em seguida falou da satisfação em recebê-los, pois desde a sua campanha a saúde foi um dos temas principais na sua pauta e ressaltou: “Recebemos uma herança na saúde que não é fácil reverter, mas nosso trabalho já está rendendo frutos. Existiam postos de saúde onde a esterilização dos equipamentos era feita em panelas de pressão, isso não acontece mais é só um exemplo para dar uma ideia do que enfrentamos”, disse. 

O Prefeito disse ainda que das 13 equipes existentes na cidade em 06 faltavam médicos, agora elas estão completas e que a meta é formar outras 14 equipes, totalizando assim 27 ao todo. Também conclamou os médicos a serem parceiros e que ajudem a detectar as deficiências nos postos de atendimento visando à melhoria nas condições de trabalho. É importante ressaltar também a chegada do Curso de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei que começa agora em março e vai fortalecer ainda mais a saúde pública na cidade.


Nenhum comentário: