Maria Prestes, esposa do saudoso político Carlos Prestes, relançou hoje o seu livro “Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, que fala sobre sua vida ao lado do político. O lançamento aconteceu no Anfiteatro da Biblioteca do Campus Dom Bosco da UFSJ. O Livro é um registro de revelações sobre a vida política do casal, relatos das grandes perseguições sofridas por eles e pelos filhos, exílios, fugas e outros detalhes de seu percurso por diversos países do mundo afora, na conturbada segunda metade do século XX. Com prefácios de Dilma Rousseff, Rachel de Queiróz e Dias Gomes, a obra de Maria Prestes é um emocionante relato dos 40 anos ao lado do mais conhecido, perseguido e idolatrado líder comunista brasileiro.
Militante da Juventude Comunista Brasileira, Maria Prestes casou-se com Luís Carlos Prestes em 1950, com quem teve nove filhos. Filha de João Rodrigues Sobral, o Camarada Lima, Mariana Ribas Pontes, ambos militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB), conheceu o líder comunista Prestes quando era responsável por sua segurança em um aparelho em São Paulo. Viúva desde 1990, Maria Prestes escreveu o livro há mais de 20 anos, e até hoje luta pela memória do companheiro, de quem fala com muito carinho e admiração.
A edição do livro é bilíngüe, sendo que na mesma página é possível lê-lo em português e espanhol. Participar do lançamento e conhecer de perto uma mulher tão guerreira, detentora de uma história incrível, foi para a vereadora Lívia Guimarães uma experiência única. “Fiquei encantada com sua história, e tenho Maria Prestes como exemplo para meu trabalho, ela é um exemplo vivo da força da mulher na vida pública”, diz.
Fotos: André N. P. Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário